Tudo entupido: o que fazer quando sofre de constipação?
Quase todo mundo já experimentou alguma forma de constipação em um momento ou outro. Uma interrupção em sua programação regular pode não apenas ser extremamente desconfortável, mas também pode dificultar o cumprimento do seu dia. Quer seja apenas um dia ocasional sem evacuar para você, ou é algo com que você lida diariamente - a prisão de ventre fede. Nós sentimos você. Então, o que causa a constipação - e como podemos voltar a ter uma vida tranquila no departamento de defecação?
Causas de constipação
Seu trato gastrointestinal está cheio de voltas e mais voltas que podem ser facilmente interrompidas com as menores mudanças. Um congestionamento nessa área do corpo é suficiente para deixar qualquer um com raiva na estrada. Quando o cólon não consegue absorver água suficiente da comida, pode fazer com que as fezes dentro dele endureçam, também conhecido como constipação.
A constipação pode ser causada por uma série de fatores; aqui estão alguns dos mais comuns.
Sua dieta
Sua dieta pode afetar seriamente a capacidade do seu corpo de ter uma programação regular de evacuação. Embora isso possa variar de pessoa para pessoa, pessoas que têm dietas pobres em fibras e ricas em produtos de origem animal, como laticínios e carne, tendem a ser mais propensas à prisão de ventre. A ingestão, ou falta dela, de líquidos também pode mantê-lo entupido. Manter-se hidratado com bastante água ou bebidas sem açúcar e com cafeína pode ajudar a mantê-lo regular.
Idade
Certos grupos de idade são mais propensos à constipação. As crianças tendem a ficar constipadas com mais frequência do que os adultos. Isso é especialmente verdadeiro para comedores exigentes e crianças e bebês que têm problemas para beber líquidos suficientes.
Pessoas mais velhas, especificamente aquelas com mais de sessenta e cinco anos, também correm maior risco de constipação porque tendem a ser menos ativas fisicamente e têm mais doenças subjacentes.
Condições médicas subjacentes
Muitas condições médicas podem causar constipação, pareçam ou não relacionadas ao trato gastrointestinal.
Aqui estão alguns deles:
- Doença de Crohn e síndrome do intestino irritável (IBS): dois distúrbios gastrointestinais diferentes.
- Hipotireoidismo: que pode desacelerar o metabolismo do corpo.
- Diabetes: os nervos do cólon podem ser afetados, o que pode causar prisão de ventre, um sintoma comum do diabetes.
- Doenças neurológicas: pessoas com doenças neurológicas como Parkinson ou esclerose múltipla, EM ou lesões na coluna podem ter dificuldade em relaxar os músculos do assoalho pélvico ou ter um cólon funcionando mais lentamente.
Não são apenas as condições médicas que podem causar constipação, mas muitos medicamentos também podem, como suplementos de ferro, analgésicos, medicamentos para epilepsia e medicamentos para azia.
Gravidez
A gravidez vem com muitas bênçãos, prisão de ventre, não é uma delas. Cerca de metade das mulheres grávidas sofrem de prisão de ventre em algum momento da gravidez. Há um aumento da quantidade do hormônio progesterona durante a gravidez, o que ajuda o útero a crescer e se preparar para a gravidez. A progesterona também relaxa os músculos intestinais, o que pode retardar a passagem dos alimentos pelo sistema.
A constipação também é comum no período pós-parto, especialmente logo após o parto. Isso pode ser causado por longos períodos sem ir durante o trabalho de parto, bem como desidratação e falta de comida, e qualquer lesão do assoalho pélvico. Também é comum para pessoas que fizeram uma cesariana.
Tratamento da constipação
Se a prisão de ventre está colocando uma cãibra em seu estilo, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a aliviá-la e colocar as coisas de volta nos trilhos.
- Vá à causa raiz
Como a constipação pode ser influenciada por muitos fatores, é útil entender o motivo subjacente, para que você possa encontrar o tratamento adequado.
Saber a causa ainda pode não ajudar a aliviar a constipação, mas pode lhe dar algumas dicas sobre o que você pode fazer para ajudar com seus sintomas.
- Examine sua dieta
Como mencionamos antes, sua dieta desempenha um papel importante na capacidade do seu corpo de evacuar regularmente.
Uma dieta rica em fibras de frutas e vegetais, grãos inteiros e proteínas de origem animal ou vegetal ajuda a apoiar o cólon no cumprimento de suas funções. Você é bem-vindo por isso.
Novamente, não podemos enfatizar o suficiente a importância da hidratação. Se você precisar definir um cronômetro para se lembrar de beber água, também pode fazer isso. Você também pode tentar beber chá, mas fique de olho na ingestão de cafeína.
Algumas pessoas juram que beber água morna com um pouco de limão pela manhã para ajudar a mantê-las regulares - pode valer a pena tentar!
- Stress
O estresse pode causar estragos em seu corpo, incluindo o trato gastrointestinal. Níveis de alto estresse podem aumentar a constipação e outros problemas digestivos.
Como você pode se ajudar a desestressar? Tirar um tempo ao ar livre, passar um tempo com entes queridos, tomar um banho quente e deixar sua criatividade fluir pode ajudá-lo a controlar o estresse.
- Exercício
Outra ótima maneira de controlar o estresse é por meio de exercícios. O que felizmente também pode ajudar a aliviar a constipação. É uma vitória, ganhe!
Os exercícios podem ajudar a aumentar a movimentação dos alimentos pelo intestino grosso mais rapidamente e estimular as contrações musculares do intestino, que ajudam a movimentar as fezes.
Qualquer nível de atividade pode ajudar a apoiar o seu sistema digestivo. Seja caminhando ou correndo, ioga, natação, dança ou muito mais!
- Fisioterapia do assoalho pélvico
Para pessoas que sofreram lesões no assoalho pélvico, seja devido à gravidez ou outra coisa, a fisioterapia pode ajudar a aliviar os sintomas - incluindo a constipação.
Descubra se a fisioterapia do assoalho pélvico é a certa para você.
A constipação não é brincadeira. Se isso está afetando sua vida, tente incorporar essas dicas ao seu estilo de vida. É hora de descobrir o que está te ajudando e colocá-lo de volta no cronograma!