Coceira e ardência
Uma boa forma natural para aliviar a coceira na vagina, clitóris e grandes lábios é lavar a região íntima com chá de alecrim e sálvia, eles têm propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar bactérias e evitam o crescimento de fungos, que pioram a coceira.
A sensação de ardência, dor ou coceira pode ser causada por alergias, assaduras ou irritação da pele que surgem por reações à roupa íntima, produtos de higiene, amaciantes ou cremes, sabia?
Pode ser indício de uma infecção como candidíase, vaginose, tricomoníase ou gonorreia, por exemplo (vale prestar atenção se ardência é acompanhada como corrimento ou mau cheiro na região).
Tratamento para candidíase
Normalmente é feito com o uso de pomadas antifúngicas ou via oral receitados pelo ginecologista.
Alergia a substâncias químicas
Algumas substâncias químicas, como o cloro pode causar coceira na região, sendo nesses casos recomendados que a região íntima seja bem lavada, em casa de piscina, é importante tirar o biquíni para que não seque no corpo.
Infecções sexualmente transmissíveis
Caso haja contato íntimo sem preservativo, faça exames identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Para evitar a coceira na região íntima:
-
Use roupa íntima de algodão;
-
Mantenha a higiene íntima;
-
Evite calças muito justas;
-
Sempre use preservativos nas relações sexuais para evitar as DSTs.
Após sexo, o ardor pode ser pelo excesso de atrito durante o ato, alergia ao preservativo ou ao sêmen do parceiro, ou uma diminuição da lubrificação da genitália, mas também devido a alterações hormonais.
Ardor pode ser provocado por reação a absorventes, alguns tipos de tecidos da calcinha, papel higiênico, sabonetes ou amaciante de roupas, principalmente os mais perfumados.
A verdade é uma só, notando a insistência desses sintomas, o ideal é procurar ajuda médica.