Síndrome dos ovários policísticos
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um problema de saúde que afeta 1 em cada 10 mulheres em idade fértil. As mulheres com SOP têm um desequilíbrio hormonal e problemas de metabolismo que podem afetar sua saúde e aparência geral. A SOP também é uma causa comum e tratável de infertilidade.
A síndrome do ovário policístico (SOP), também conhecida como síndrome do ovário policístico, é um problema de saúde comum causado por um desequilíbrio dos hormônios reprodutivos. O desequilíbrio hormonal cria problemas nos ovários. Os ovários produzem o óvulo que é liberado a cada mês como parte de um ciclo menstrual saudável. Com SOP, o óvulo pode não se desenvolver como deveria ou pode não ser liberado durante a ovulação como deveria.
A SOP pode causar períodos menstruais perdidos ou irregulares. Períodos irregulares podem levar a:
- Infertilidade (incapacidade de engravidar). Na verdade, a SOP é uma das causas mais comuns de infertilidade em mulheres.
- Desenvolvimento de cistos (pequenos sacos cheios de líquido) nos ovários
Alguns dos sintomas da SOP incluem:
- Ciclo menstrual irregular. Mulheres com SOP podem perder períodos ou ter menos períodos (menos de oito em um ano). Ou, seus períodos podem vir a cada 21 dias ou com mais frequência. Algumas mulheres com SOP param de menstruar.
- Muito cabelo no rosto, queixo ou partes do corpo onde os homens geralmente têm cabelo. Isso é chamado de "hirsutismo". O hirsutismo afeta até 70% das mulheres com SOP.3
- Acne no rosto, peito e parte superior das costas
- Queda de cabelo ou queda de cabelo no couro cabeludo; calvície masculina
- Ganho de peso ou dificuldade em perder peso
- Escurecimento da pele, principalmente nas dobras do pescoço, na virilha e embaixo dos seios
- Marcas na pele, que são pequenos retalhos de pele nas axilas ou na área do pescoço
A causa exata da SOP não é conhecida. A maioria dos especialistas pensa que vários fatores, incluindo a genética, desempenham um papel:
- Altos níveis de andrógenos. Os andrógenos às vezes são chamados de "hormônios masculinos", embora todas as mulheres produzam pequenas quantidades de andrógenos. Os andrógenos controlam o desenvolvimento de traços masculinos, como a calvície masculina. Mulheres com SOP têm mais andrógenos do que o normal. Níveis de andrógenos mais altos do que o normal em mulheres podem impedir que os ovários liberem um óvulo (ovulação) durante cada ciclo menstrual e podem causar crescimento extra de cabelo e acne, dois sinais de SOP.
- Altos níveis de insulina. A insulina é um hormônio que controla como a comida que você come é transformada em energia. A resistência à insulina é quando as células do corpo não respondem normalmente à insulina. Como resultado, seus níveis sanguíneos de insulina ficam mais altos do que o normal. Muitas mulheres com SOP têm resistência à insulina, especialmente aquelas que têm sobrepeso ou obesidade, têm hábitos alimentares pouco saudáveis, não praticam atividade física suficiente e têm histórico familiar de diabetes (geralmente diabetes tipo 2). Com o tempo, a resistência à insulina pode levar ao diabetes tipo 2.
Não existe um teste único para diagnosticar a SOP. Para ajudar a diagnosticar a SOP e descartar outras causas de seus sintomas, seu médico pode conversar com você sobre seu histórico médico e fazer um exame físico e diferentes testes:
- Exame físico. Seu médico medirá sua pressão arterial, índice de massa corporal (IMC) e tamanho da cintura. Eles também examinarão sua pele em busca de pelos extras no rosto, peito ou costas, acne ou descoloração da pele. O seu médico pode procurar qualquer perda de cabelo ou sinais de outras condições de saúde (como aumento da glândula tireóide).
- Exame pélvico. Seu médico pode fazer um exame pélvico para sinais de hormônios masculinos extras (por exemplo, um clitóris aumentado) e verificar se seus ovários estão aumentados ou inchados.
- Ultrassonografia pélvica (sonografia). Este teste usa ondas sonoras para examinar seus ovários em busca de cistos e verificar o endométrio (revestimento do útero ou útero).
- Exames de sangue. Os exames de sangue verificam seus níveis de hormônios andrógenos, às vezes chamados de "hormônios masculinos". Seu médico também verificará outros hormônios relacionados a outros problemas de saúde comuns que podem ser confundidos com SOP, como doença da tireóide. Seu médico também pode testar seus níveis de colesterol e testá-lo para diabetes.
Uma vez que outras condições sejam descartadas, você pode ser diagnosticado com SOP se tiver pelo menos dois dos seguintes sintomas:5
- Períodos irregulares, incluindo períodos que vêm com muita frequência, com pouca frequência ou que não ocorrem
- Sinais de que você tem altos níveis de andrógenos:
- Crescimento extra de pelos no rosto, queixo e corpo (hirsutismo)
- Acne
- Afinamento do cabelo do couro cabeludo
- Níveis sanguíneos de andrógenos acima do normal