Psicóloga Victória Freitas, parceira da Yuper: Viva para atingir seus objetivos; as definições dos outros...Deixe para os outros!
Nascemos sem saber de muita coisa, seguindo apenas o instinto e torcendo para que alguém dê conta de traduzir e entender nossas necessidades. Passando essa fase que que precisamos que alguém nos leia, evoluímos para a parte que precisamos que alguém traduza o mundo para a gente, afinal de contas a gente precisa entender o que é dor, o que é fome, alegria, espera e assim por diante.
Existem conceitos que são indispensáveis e que a gente precisa ter conhecimento, e tá tudo certo, mais uma fase vencida, mas o problema é que essa fase não para por aí. E continuamos recebendo esses significados, praticamente o tempo todo, do mundo inteiro e então meio que no automático, vamos engolindo e “aprendendo” o que é sucesso, o que é dedicação, felicidade, trabalho, comprometimento...E o conceito que antes nos ajudava a ter uma noção de mundo agora se torna uma verdade absoluta, uma convicção que nem sempre nos questionamos se cabe na nossa individualidade. Tá, mas qual o problema disso?
O problema é que seguimos vivendo através de conceitos que nos foram passados e que nem sempre questionamos. Seguimos tentando atingir objetivos que foram definidos para nós, não criados por nós, entende?
Aprendemos que sucesso é atingir os 7 dígitos na conta bancária antes dos 30, que temos que nos formar até os 23, que determinação é acordar cedo e dar duro enquanto os outros estão se divertindo, que saúde é ter um corpo sarado sem dobrinhas, que a felicidade feminina só é alcançada com o casamento e a maternidade (isso daria um bom papo por aqui também), mas existe um conceito que é, disparado, o mais debatido aqui na Yuper: Você só pode ser virgem se o seu hímen não estiver rompido. E os corpos femininos que nascem sem o hímen, como que fica? (Sim, é raro, mas pode acontecer!)
Bom, seguindo essa definição, corpos masculinos permanecerão virgens por toda a sua existência, já que eles nem hímen possuem, não é? Brincadeiras à parte, eu fico me perguntando como começou essa definição, se nem mesmo o dicionário Aurélio se refere ao hímen quando explica o que é virgindade, já que este pode ser rompido em diversas outras atividades como passeios a cavalo ou em uma bicicleta.
Virgindade está relacionado com a primeira experiência sexual, que vai muito além do hímen rompido; Felicidade tem muito mais a ver com satisfação pessoal, que atingir expectativas que colocam sobre você; Sucesso é um bom resultado que você atinge no seu objetivo, não exatamente quanto você tem na conta; Determinação é um comportamento para alcançar algo desejado, não obrigatoriamente acordar as 5:00h para correr e trocar seu lazer por horas de trabalho, Saúde é o equilíbrio necessário para uma boa qualidade de vida e não é indispensável fazer atividade física 6 dias na semana para atingir esse estado.
Não tem nada de errado se você corre antes do sol nascer, deixa de sair com os amigos vez ou outra para colocar suas coisas em dia ou então almeja o seu primeiro milhão antes dos 30, complicado é quando você aceita como verdade algo que não faz sentido para quem você é e então passa a vida tentando caber em lugares que não são seus. Defina seus próprios conceitos, viva para atingir seus objetivos; as definições dos outros...Deixe para os outros!

Nome: Victória Freitas
Profissão: Psicóloga
Registro: CRP 12/15919
Psicóloga clínica, daquelas que se encanta com plantas e trabalhos manuais.
Amante de café, sobremesas e todo processo de autoconhecimento.
Clique aqui para ver o Instagram