O que é melhor comer em cada fase do ciclo menstrual?
Alguns alimentos podem ter efeitos positivos sobre alguns sintomas pré-menstruais.
Um estudo avaliou os efeitos dos ácidos graxos ômega-3 no tratamento da TPM . Ficou evidenciado como as mulheres que receberam as cápsulas com ômega-3 apresentaram uma redução dos sintomas psiquiátricos da TPM como depressão, ansiedade e falta de concentração, e outros sintomas físicos como inchaços e sensibilidades nos seios.
Trata-se de consumir grandes quantidades de sementes de girassol, gergelim, linho e linhaça, de maneira constante, para alcançar efeitos positivos em sintomas pré-menstruais e/ou outros que se apresentem ao longo do ciclo.
Um artigo científico observou como alguns dos componentes da camomila têm propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes, que são úteis para os alívios de sintomas pré-menstruais.
Um estudo afirma que o gengibre pode ser tão efetivo quanto analgésico devido às suas prováveis propriedades contra a dor e inflamações, mas é preciso ressaltar a falta de qualidade da coleta e análise de informação sobre o tema.
Para as mulheres e pessoas que menstruam e que têm ciclos intensos ou de longa duração recomenda-se o consumo de alimentos com bastante ferro, que ajuda a evitar a anemia e o cansaço.
O ferro pode ser encontrado nos seguintes alimentos:
- Verduras verdes escuras e nozes
- Leguminosas
- Carnes magras, frutos do mar e aves
De acordo com os estudos anteriores, é melhor consumir na fase lútea:
- Chocolate com alta porcentagem de cacau (acima de 50% de cacau)
- Carne, ovos, mariscos, verduras verdes e legumes (Ferro)
E para o tratamento de sintomas pré-menstruais e o alívio das dores menstruais, recomenda-se o consumo de:
• Peixes (Ômega-3)