Mulheres inspiradoras no esporte - Dia Internacional da Mulher

10 fatos sobre a história das mulheres no esporte

Surpreenda seus filhos com esses fatos sobre mulheres inspiradoras no esporte !

  1. Ilustrações nas paredes do templo egípcio mostraram mulheres se exercitando e jogando bola desde 2000 aC.
  2. Mary, Rainha da Escócia, tornou-se a primeira mulher registrada a jogar golfe em 1567.
  3. A primeira partida de críquete feminino registrada ocorreu em Surrey em 1745 entre "onze empregadas domésticas de Bramley e onze empregadas domésticas de Hambledon, todas vestidas de branco".
  4. Uma competição anual de futebol feminino foi realizada em Mid-Lothian, na Escócia, na década de 1790. O time europeu inicial mais bem documentado, o British Ladies' Football Club, foi fundado pela ativista Nettie Honeyball na Inglaterra em 1894.
  5. O US Open foi o primeiro torneio de tênis do Grand Slam a oferecer prêmios em dinheiro iguais para mulheres e homens em 1973.
  6. A remadora inglesa Ann Glanville alcançou fama nacional em 1842, tornando-se conhecida como a remadora campeã do mundo, e em 1927 aconteceu a primeira regata feminina entre Oxford e Cambridge.
  7. Marie-Louise Ledru, uma atleta francesa, foi a primeira mulher a correr uma distância de maratona de 26,2 milhas em 1918. Então, em 1926, Violet Piercy da Inglaterra estabeleceu o melhor tempo feminino mundial na maratona com um tempo de 3:40: 22.
  8. Em 1967, Anne Smith da Grã-Bretanha quebrou dois recordes mundiais em uma corrida (1.500 metros e milha); que foram os primeiros recordes mundiais femininos nessas distâncias a serem oficialmente reconhecidos pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.
  9. Em 1991, aconteceu a primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA. O evento teria sido amplamente ignorado pelo mundo, e os campeões, os EUA, foram recebidos por apenas um jornalista no aeroporto!
  10. Nas Olimpíadas de Londres em 2012, pela primeira vez, todos os países participantes incluem atletas do sexo feminino em sua delegação. Um recorde de 4.847 mulheres competiu.

 

Mulheres inspiradoras no esporte

Continue lendo para encontrar uma lista cada vez maior de mulheres inspiradoras no esporte que todas as crianças deveriam conhecer. Você encontrará algumas curiosidades sobre as esportistas e seus esportes, além de alguns belos recursos feitos por professores para ajudá-lo a ensinar...

Simone Biles: Ginasta

Com sete medalhas olímpicas, Simone Biles é considerada uma das maiores ginastas de todos os tempos.

Ela nasceu em 1997 em Columbus, Ohio, e em 2000 mudou-se para Spring, Texas. Ela e a irmã moravam com os avós, que mais tarde as adotaram. Seus talentos naturais foram notados durante uma excursão de creche a um centro de ginástica.

Os treinadores a observaram enquanto ela imitava as outras ginastas ali presentes. Os treinadores enviaram uma carta para casa com ela naquele dia, solicitando que ela se juntasse. Ela tinha seis anos quando começou na academia. Suas habilidades e talentos se desenvolveram rapidamente a partir daí!

Ela é a ginasta americana de maior sucesso de todos os tempos e tem um total combinado de 32 medalhas em campeonatos olímpicos e mundiais. Ela está atualmente empatada com Larisa Latynina como a ginasta mais condecorada de todos os tempos.

Nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, Simone desistiu da final da equipe de ginástica feminina após um evento de salto, dizendo:

"Não somos apenas atletas. Somos pessoas no final do dia e às vezes você só precisa dar um passo atrás."

 

Naomi Osaka: tenista

Naomi Osaka é uma tenista profissional japonesa que foi classificada como No.1 pela Women's Tennis Association (WTA). Ela ganhou o Grand Slam Singles Championship quatro vezes.

Em maio de 2021, Naomi Osaka retirou-se do Aberto da França para proteger sua saúde mental. Isso colocou uma pressão extra sobre ela quando ela foi a cara das Olimpíadas de Tóquio no final do ano.

Noemi disse:

“Todo mundo sofre de problemas relacionados à saúde mental ou conhece alguém que sofre… Tudo bem não estar bem.”

 

Nicola Adams: boxeador

Nicola Adams nasceu em Leeds em 1982. Quando criança, ela sofria de eczema, asma e várias alergias alimentares. Os médicos disseram à mãe de Nicola para limitar a quantidade de corridas que Nicola fazia, caso isso piorasse sua asma. Ela diria mais tarde que tinha sido "impossível" impedi-la de ser ativa.

Quando Nicola tinha 12 anos, sua mãe queria ir a uma aula de ginástica em uma academia local, mas a babá que deveria cuidar de Nicola e seu irmão cancelou. A mãe resolveu levar os dois filhos com ela, pois a academia oferecia aulas infantis. Depois que seu pai mostrou seus filmes de lutas de boxe famosas, Nicola escolheu uma aula de boxe.

Ficou claro que Nicola era um boxeador talentoso. Ela lutou e venceu sua primeira luta de boxe quando tinha apenas 13 anos. No entanto, levaria mais quatro anos até que Nicola lutasse novamente, simplesmente porque não havia nenhuma garota da idade de Nicola com quem ela pudesse competir.

Em 2009, foi anunciado que o boxe feminino seria um evento nas Olimpíadas de Londres 2012. Nicola derrotou Ren Cancan da China e se tornou o campeão olímpico nos Jogos. Então, nas Olimpíadas do Rio de 2016, ela derrotou Sarah Ourahmoune da França e realizou seu sonho. Ela havia se tornado bicampeã olímpica!

 

 

Yuna Kim: Patinadora Artística

Yuna Kim nasceu em 5 de setembro de 1990. Ela começou a patinar no gelo aos seis anos de idade e, mesmo desde muito jovem, seu treinador percebeu que Yuna tinha potencial para se tornar uma patinadora de classe mundial.

Na época, a Coreia do Sul tinha instalações limitadas para patinadores artísticos. Não havia muitos rinques de gelo para praticar e não havia muitas lojas que vendessem patins de gelo e equipamentos de treinamento de boa qualidade.

Como resultado, Yuna muitas vezes tinha que usar patins de gelo que não lhe serviam bem. Isso dificultou o equilíbrio dela e causou-lhe alguns ferimentos. Apesar desses contratempos, ela conquistou seu primeiro título nacional sul-coreano em 2003, quando tinha apenas 12 anos.

Em 2009, ela fez história ao vencer o primeiro título mundial sênior de patinação artística da Coreia do Sul. Ela alcançou um recorde de 207,71 pontos em sua rotina. Ela é a primeira patinadora feminina a vencer todas as principais competições internacionais, ou seja, os Jogos Olímpicos, os Campeonatos Mundiais, os Campeonatos dos Quatro Continentes e a Final do Grande Prêmio.

Surpreendentemente, ela também nunca terminou uma competição sem conquistar uma medalha. Ela é considerada por muitos como a maior patinadora individual feminina de todos os tempos. Ensine seus filhos mais sobre essa esportista inspiradora com o arquivo de fatos abaixo.

 

Emma Raducanu: tenista

Emma Raducanu é uma tenista britânica, nascida em Toronto, Canadá, em 13 de novembro de 2002. Ela se mudou para Bromley, no sul de Londres, com a mãe e o pai quando tinha dois anos.

Sua mãe é da China e seu pai é romeno. Emma pegou uma raquete de tênis pela primeira vez quando tinha apenas cinco anos e competiu em seu primeiro torneio sênior do Grand Slam em 2021 em Wimbledon.

Infelizmente, ela teve que desistir de Wimbledon por causa de dificuldades respiratórias. Em setembro de 2021, ela se tornou a primeira tenista britânica a vencer o US Open desde 1968, derrotando sua oponente Leylah Fernandez em dois sets.

Em dezembro de 2021, Emma encerrou seu ano incrível ao ganhar o prêmio BBC Sports Personality of the Year!

 

 

Jessica Ennis-Hill: Atleta

Jessica cresceu em Sheffield com seu pai, sua mãe e sua irmã mais nova, Carmel. Ela veio de uma formação esportiva, com seus pais envolvidos no atletismo enquanto estavam na escola. Eles a apresentaram ao atletismo levando-a a um acampamento esportivo local durante as férias escolares de verão de 1996. Pouco depois, ingressou em um clube de atletismo local, pelo qual ainda hoje compete.

Em 2008, Jessica foi escolhida para representar o Team GB nos Jogos Olímpicos de Pequim. No entanto, apenas três meses antes do início das Olimpíadas, Jessica quebrou o pé direito. Como resultado, ela teve que perder os Jogos Olímpicos. Determinada a compensar sua decepção, Jessica se preparou por muitos anos para as Olimpíadas de Londres 2012. No final do primeiro dia de competição, Jessica havia marcado seu maior total no primeiro dia.

Então, no segundo dia, ela venceu a corrida de 800 metros, diante de milhares de torcedores, para reivindicar sua medalha de ouro. A noite em que ela ganhou mais tarde ficou conhecida como 'Super sábado'. Depois de sua grande vitória, ela foi citada como tendo dito:

“Eu disse a mim mesmo no início que só teria um momento para fazer isso na frente de uma multidão em Londres e só queria dar a eles um bom show.”

 

 

Dame Sarah Storey: nadadora e ciclista

Dame Sarah Storey é a paraolímpica feminina mais condecorada da Grã-Bretanha, com um incrível total de 28 medalhas paraolímpicas

Sarah nasceu em 26 de outubro de 1977. Sua mão esquerda ficou emaranhada quando ela era um bebê no ventre de sua mãe e não se desenvolveu normalmente. Isso não impediu Sarah de praticar esportes quando criança, e seu primeiro esporte foi a natação. Nos Jogos Paraolímpicos de Barcelona em 1992, ela nadou pela seleção da Grã-Bretanha.

Mesmo com apenas 14 anos, ela conquistou um total de seis medalhas. Este foi apenas o começo de sua excelente carreira de natação paraolímpica. Sarah passou a participar de mais três Jogos Paraolímpicos como nadadora.

Após várias infecções de ouvido em 2005, Sarah não conseguia passar tanto tempo na piscina. Ela começou a andar de bicicleta para poder manter seus níveis de condicionamento físico elevados. Sarah mostrou talento para o ciclismo e obteve sucesso rapidamente. No final daquele ano, ela quebrou seu primeiro recorde mundial de ciclismo.

Sarah já participou de mais quatro Jogos Paraolímpicos como ciclista. Ela compete em eventos de ciclismo de estrada e pista. Ela apareceu pela primeira vez no ciclismo paraolímpico em Pequim em 2008. Incrivelmente, todas as medalhas que ela ganhou como ciclista paraolímpica foram de ouro!

 

 

Becky Hammon: treinadora de basquete

Hammon aprendeu a driblar uma bola de basquete desde muito jovem, jogando bola Nerf com seu irmão e pai mais velho, e continuou a aprimorar suas habilidades em sua quadra. Após uma carreira de 16 anos como jogadora profissional de basquete na WNBA, ela se tornou a primeira assistente técnica em tempo integral da NBA!

 

 

Marta Vieira, a maior jogadora do mundo

Marta foi eleita pela FIFA a melhor jogadora do futebol feminino, ultrapassando os outros craques do futebol que detém cinco troféus. A jogadora recebeu os prêmios nos anos de 2006,2007,2008, 2009, 2010 e 2018.

Marta bateu um record: fez 17 gols em Copa do Mundo em 19 jogos, com uma média de 0,89 por jogo. A rainha do futebol superou o alemão Miroslav Klose, que fez 17 gols em 24 jogos.

A jogadora ganhou um espaço em um dos maiores estádios de futebol do país. Destinado à exposição de toda a sua carreira e conquistas, ela vai dividir ambiente com nomes como Ronaldo, Pelé e Garrincha.

 

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Yuper App

Baixe o Yuper App e tenha acesso a conteúdos exclusivos escrito por nossas médicas parceiras e interaja com a comunidade. Disponível na app store e play store.

Pesquise no nosso site

Cesta

Sua cesta está vazia no momento :(

 
Carregando Ambiente Seguro