Coletor menstrual nas grandes mídias no mercado feminino? Sim! Em 2019, o setor teve faturamento de US $ 153,32 milhões
O mercado de copos menstruais na América do Norte deve chegar a US $ 245,50 milhões em 2027, em 2019 teve faturamento de US $ 153,32 milhões.
O mercado está projetado para crescer a um CAGR de 6,2% durante 2020–2027. O crescimento do mercado de copos menstruais é atribuído principalmente ao aumento da popularidade dos copos menstruais e ao aumento dos casos de infecções devido ao uso de absorventes e absorventes internos na América do Norte.
Uma pesquisa realizada para a Febrasgo, em parceria com a Bayer, pelo Datafolha, mostrou que 55% das mulheres que menstruam todo mês, preferiam não passar por isso. Os principais motivos apontados são o incômodo e o desconforto sentidos durante o período. Atualmente, são 55 milhões de mulheres que menstruam no Brasil, é um número considerável e com muitos tabus a serem quebrados.
Para além da questão da pobreza menstrual, tema sério e que deve ser tratado à parte, queremos trazer dados e mostrar como o mercado da menstruação e em especial, coletores menstruais vieram para abrir novas oportunidades, novas relações com o corpo, sangue e bolso.
A Yuper chegou ao mercado nesta intenção de além de produtos, trazer conhecimento e buscar transformação da sociedade quando se trata de saúde feminina. Viemos trazer beleza, conforto, liberdade e economia para as mulheres durante a menstruação e vamos te explicar tudo!
Um coletor Yuper custa R$69,90 podendo ser usado por 3 anos. E para entender a diferença no bolso, consideramos um ciclo menstrual de cinco dias por mês. Utiliza-se, aproximadamente, 20 unidades por ciclo menstrual, ou seja, uma média de 30 embalagens de absorvente externo com oito unidades cada pacote. O preço pode variar de marca e região, mas tem uma média de R$ 6, ao final de cada ano, uma mulher tem um gasto de R$180,00 em absorventes externos.
Sim, sua popularidade está crescendo à medida que as mulheres, assim como os homens, ficam mais à vontade para lidar e discutir a menstruação. Eles têm sido um tópico na mídia desde a Teen Vogue americana e a NPR. No Brasil, a Vogue Brasil já dedicou uma matéria inteira para falar sobre coletores menstruais e a Yuper, clique aqui:
Grandes varejistas como o Walmart nos Estados Unidos e a Boots no Reino Unido agora estocam copos menstruais, e algumas empresas relataram que as vendas têm crescido a taxas de dois dígitos nos últimos 10 anos.
O mesmo pode ser observado no Brasil, desde 2014, o termo “coletor menstrual” cresce anualmente, como mostra imagem abaixo apresentado pelo Google Trends.
Em matéria para UOL, Elisa Spader, CEO da Yuper diz:
"Vi que algumas marcas já revendiam coletores no Brasil, mas fui mais a fundo nesse mercado. Em 2015, o uso de soluções alternativas para a menstruação era de 1% e, nos últimos seis anos, foi de apenas 5%. Enxerguei ali uma possibilidade de negócio"
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E até onde o coletor chegará?
O impacto da poluição do plástico no meio ambiente ganham manchetes anos após anos. Parte de sua popularidade crescente decorre da preocupação do público em geral com os resíduos sólidos associados a qualquer produto descartável, incluindo absorventes e absorventes internos descartáveis. Após o uso, as mulheres começam a ver todos os outros benefícios que os coletores menstruais permitem conforto, proteção a flora vaginal, não há vazamentos, são economicamente interessantes, perfeitos para a prática de esportes e noites de sono tranquilas. Há também uma crescente formação de opinião feminina pautado no autoconhecimento para gerar empoderamento.