A batalha: absorventes internos x Yupers
Imagino que você já ouviu falar sobre coletor menstrual e que ele é uma (ótima) alternativa ao absorvente descartável, certo? Mas tem dúvidas? Receio? Deixa eu te ajudar a rever esses conceitos.
Começamos pelo nome. Os absorventes, como são chamados, absorvem tudo o que está presente no canal vaginal, menstruação e todas as secreções vaginas. Já o coletor, apenas coleta a menstruação, deixando os fluidos vaginais ali, protegendo a vagina de infecções.
Os absorventes internos, como o nome diz, absorvem a menstruação e todos os fluídos vaginas, provocando um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e infecções como a candidíase.
Os Yupers coletam a menstruação e os fluidos permanecem ali, fazendo a função deles de proteger sua vagina. Tem um formato de uma taça ou um copinho, feito de silicone cirúrgico permite coletar fluxo sanguíneo da menstruação e uma vez limpo, é possível reutilizá-lo. Ou seja, muito sustentável, higiênico, diminui a incidência de reações alérgicas e infecções. Outra diferença é o tempo em que você pode permanecer com eles, os absorventes devem ser trocados a cada 4 horas e possuem uma capacidade de absorção de no máximo 10ml. Os Yupers podem ser usados por até 12 horas seguidas e possuem uma capacidade de absorção superior a 20ml - o modelo L chega a 29ml!
Absorvente
- Precisa estar de calcinha;
- Ideal que troque de 4 em 4 horas;
- Ideal trocar durante a noite;
- O algodão usado muitas vezes pode causar alergias ou infecções;
- São descartadas uma média de 250 por ano no meio ambiente (por mulher)
Coletor Menstrual
- Pode ser usado com ou sem calcinha;
- Dependendo da intensidade do fluxo, pode ser usado até 12 horas;
- Pode passar a noite toda sem nenhum risco;
- Pode fazer atividade física aquática sem problema
- No caso no disco menstrual, pode ter sexo com penetração
- É feito de silicone médico atóxico e hipoalergênico;
- É reutilizável. A troca deve ser feita há cada 2 ou 3 anos.