Psicóloga Victória Freitas, parceira da Yuper: 7 maneiras de cuidar da saúde mental
Muito se fala da importância da nossa saúde mental, porém às vezes ficamos um pouco perdidas sobre como podemos fazer isso. Nesse texto você vai encontrar 7 maneiras simples de colocar em prática, no dia a dia, o cuidado com a saúde mental.
1.Questione seus pensamentos negativos.
Aquelas afirmações que aparecem na nossa mente e nos fazem duvidar da nossa capacidade, sabe? Questione-as! Ao questionar percebemos que muitos desses pensamentos não tem evidências reais para existir. Além de gerar mais clareza, os questionamentos ajudam a separar os pensamentos reais das fantasias que criamos na nossa mente.
2. Se afaste de pessoas que te colocam para baixo.
Aquela pessoa que te desmotiva a cumprir seus objetivos, que constantemente faz “críticas construtivas”, que desqualifica teu esforço e diz que suas dificuldades não são tão difíceis assim? Deixa ela um pouco de lado, esse perfil acaba te deixando cabisbaixa sem que você perceba. Tenha por perto pessoas que vibram e torcem por ti.
3. Tenha momentos para si durante a semana.
Não espere o final de semana para relaxar, reserve 30 minutos durante o dia para fazer um alongamento, respirar fundo, fazer uma massagem em si mesma, ler um livro, esses pequenos momentos nos ajuda a se conectar e faz um bem danado.
4. Aprenda algo do seu interesse.
Mas não vale algo relacionado ao trabalho, tá? Aprenda algo novo, desenvolva algum hobby. Adquirir conhecimento ajuda a renovar nossos pensamentos, desenvolver senso crítico e abrir novos horizontes, mas lembre-se que precisa ser prazeroso.
5. Diminua tempo em frente às telas.
As informações entregues para nós hoje em dia vem de forma muito rápida, acelerada, passar muito tempo consumindo dessa maneira ajuda a alimentar a ansiedade e nos deixar agitadas, sem contar nos sentimentos negativos que surgem quando comparamos nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos na internet. Deixar o celular um pouco de lado pode ser bastante benéfico.
6. Diga o ‘não’ que você tem vontade de dizer.
Não está afim de aceitar um convite? Não aceite. Não quer fazer um favor? Não faça. Podemos e precisamos negar as coisas que não estamos dispostas a aceitar. A saúde mental tem tudo a ver com nos respeitarmos e colocarmos limites nas situações.
7. Pare de se justificar para os outros.
Normalize o ‘porque sim’ e ‘porque não’, você não tem obrigação nenhuma de justificar suas escolhas para ninguém. Justifique-se se você quiser e não porque você se sente obrigada a fazer isso. Vai por mim, é libertador!
Você possui algum outro hábito para cuidar da sua saúde mental? Conte aqui embaixo nos comentários!

Nome: Victória Freitas
Profissão: Psicóloga
Registro: CRP 12/15919
Psicóloga clínica, daquelas que se encanta com plantas e trabalhos manuais.
Amante de café, sobremesas e todo processo de autoconhecimento.
Clique aqui para ver o Instagram