Se alguém me perguntar se me considero feminista, admito que sim, sem vergonha ou hesitação. Mas se você tivesse me perguntado alguns anos atrás, poderia não ter sido o caso. Eu teria dado uma resposta vaga sobre como acredito na igualdade, mas não chamaria isso exatamente de feminismo. Por que? Porque eu temia ser julgada e desonrada do jeito que eu tinha visto minhas amigas e conhecidas serem quando se autodenominavam feministas.
Mas fiquei mais velha e mais inteligente e li alguns livros sobre feminismo. Um deles é 'Sejamos todos feministas', de Chimamanda Ngozi Adichie. É de fácil acesso e me ajudou a entender o “conceito” de feminismo. Aqui estão cinco razões pelas quais você deve lê-lo também!
-
Você deve ler 'Todos devemos ser feministas' porque aborda algumas questões muito importantes de desigualdade e gênero que não afetam apenas as mulheres, mas também os homens. O feminismo é para todos, independentemente do gênero. E homens e mulheres se beneficiam disso.
-
'Uma das principais coisas que Adichie aborda é o preconceito contra as feministas. Feministas não são homens que odeiam mulheres que não se barbeiam e odeiam gloss e salto alto. Não existe uma maneira de ser feminista, existem várias. E foi um alívio ler isso. Você pode ser uma garota feminina e ainda ser uma feminista. Nem precisa ser mulher para ser feminista. Você pode ser você!
-
Este livro é tão curto que basicamente não há desculpas. Tem menos de cinquenta páginas e o leitor médio levará cerca de uma hora para terminar.
-
'Todos nós devemos ser feministas' é uma ótima introdução ao feminismo em geral. O feminismo às vezes pode ficar muito, muito confuso e opressor. São tantas interpretações que acho que algumas pessoas desistem (compreensivelmente). Mas este livro “simplifica”, torna-o compreensível. E apesar do assunto sério, Adichie adiciona um pouco de humor a ele.
- Vamos lá, você realmente precisa de um quinto motivo para ler este livro? Ok, se você ainda não quiser ler, pode assistir a palestra TED de Chimamanda Ngozi Adichie AQUI , na qual este ensaio se baseia!