💕 Não é quarta-feira. Em Outubro, usamos Rosa!
Mês de conscientização ao Câncer de Mama

Outubro está aqui e pensamos que você está ciente de que outubro é visto como o mês rosa, muito além da referência ao filme onde se usa rosa às quartas-feiras - Outubro rosa é o mês da conscientização sobre o câncer de mama. É uma campanha anual verdadeiramente importante e que ajuda a aumentar a conscientização sobre o câncer de mama. Portanto, vamos nos informar mais sobre o assunto e entender a história e a importância deste mês.
Por que é o mês rosa de outubro?

- De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres, tanto no "mundo desenvolvido" como no "mundo menos desenvolvido".
- Em 2019, a taxa de mortalidade em um ajuste em relação pela população mundial, foi de 14,23 óbitos para cada 100.000 mulheres.
- Em 2020, 29,7% os casos de câncer feminino no Brasil eram de mama e em 2019, 16,4% era a taxa de mortalidade por câncer mamário de acordo com o INCA.
Por que é simbolizado com a fita rosa?

Hoje, quando pensamos sobre o mês rosa e a conscientização do câncer de mama, costumamos associá-lo à fita rosa. Tudo começou em 1991, uma mulher chamada Charlotte Haley, cujo ente querido era sobrevivente, começou a enviar fitas de pêssego para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama. Mais tarde, naquele mesmo ano, a Susan G. Komen Foundation começou a distribuir fitas cor de rosa para o participante de sua corrida na cidade de Nova York. Mas foi só em 1993 que Evelyn Lauder, vice-presidente corporativa sênior da Estée Lauder Companies, fundou a Breast Cancer Research Foundation e fez da fita rosa seu símbolo com o qual agora associamos a conscientização sobre o câncer de mama. A fita rosa expressa apoio e solidariedade às mulheres com câncer de mama. E a cor rosa foi escolhida por causa de suas associações femininas.
Faça o autoexame!
O autoexame das mamas que você faz para verificar a percepção das mamas ajuda a entender a aparência e a sensação normais de suas mamas. Se você notar uma mudança em seus seios que pareça anormal ou se você notar que uma das mamas está diferente da outra, você pode informar ao seu médico.
Existem muitas condições que podem causar alterações em seus seios, incluindo câncer de mama.
Embora a técnica de autoexame da mama nem sempre seja uma maneira confiável de detectar o câncer de mama, um número significativo de mulheres relata que o primeiro sinal do câncer de mama foi um novo nódulo na mama que descobriram por conta própria. Por esse motivo, os médicos recomendam estar familiarizado com a consistência normal de seus seios.
Comece com um exame visual de seus seios
- Sente-se ou fique de pé sem camisa e sem sutiã na frente de um espelho com os braços ao longo do corpo. Para inspecionar seus seios visualmente, faça o seguinte:
- Vire para a frente e observe se há enrugamento, ondulações ou mudanças no tamanho, forma ou simetria.
- Verifique se seus mamilos estão voltados para dentro (invertidos).
- Inspecione seus seios com as mãos pressionadas nos quadris.
- Inspecione seus seios com os braços erguidos acima da cabeça e as palmas das mãos pressionadas uma contra a outra.
- Levante os seios para ver se as cristas ao longo da parte inferior são simétricas.
- Se você tem uma deficiência visual que dificulta a inspeção visual de seus seios, peça a ajuda de um amigo de confiança ou de um membro da família.
Fase 2, use suas mãos para examinar seus seios
- Padrão em forma de cunha para autoexame de mama
- Maneiras comuns de realizar a parte manual do exame de mama incluem:
- Deitado. Escolha uma cama ou outra superfície plana para se deitar de costas. Quando deitado, o tecido mamário se espalha, tornando-o mais fino e fácil de sentir.
- No banho. Passe sabão nos dedos e nos seios para ajudá-los a deslizarem mais suavemente sobre a pele.
Ao examinar seus seios, algumas dicas gerais a serem lembradas incluem:
Use as pontas dos dedos.
Use diferentes níveis de pressão. Seu objetivo é sentir diferentes profundidades da mama, usando diferentes níveis de pressão para sentir todo o tecido mamário. Use uma leve pressão para sentir o tecido mais próximo da pele, uma pressão média para sentir um pouco mais fundo e uma pressão firme para sentir o tecido mais próximo do tórax e das costelas. Certifique-se de usar cada nível de pressão antes de passar para o próximo ponto. Se você não tiver certeza de como pressionar, converse com seu médico ou enfermeira.
Sem pressa. Não se apresse. Pode demorar vários minutos para examinar cuidadosamente seus seios.
O que é normal
Muitas mulheres encontram protuberâncias ou alterações nos seios, uma vez que algumas dessas alterações são normais que ocorrem em vários pontos do ciclo menstrual. Encontrar uma alteração ou um nódulo no seio não é motivo para pânico. Frequentemente, os seios parecem diferentes em lugares diferentes. Uma crista firme ao longo da parte inferior de cada mama é normal, por exemplo. A aparência de seus seios muda com a idade.
Marque uma consulta com seu médico se notar:
- Um caroço ou nó duro perto de sua axila
- Mudanças na aparência ou sensação de seus seios, incluindo espessamento ou plenitude proeminente que é diferente do tecido circundante
- Covinhas, rugas, protuberâncias ou sulcos na pele do seu seio
- Uma mudança recente em um mamilo para ser empurrado para dentro (invertido) em vez de sobressair
- Vermelhidão, calor, inchaço ou dor
- Comichão, escamas, feridas ou erupções na pele
- Secreção sangrenta do mamilo
Seu médico pode recomendar testes e procedimentos adicionais para investigar alterações nas mamas, incluindo um exame clínico das mamas, mamografia e ultrassom.
Como você pode ajudar neste mês
Há muitas maneiras de nos posicionarmos este mês e ajudar a apoiar mulheres em todo o mundo com câncer de mama e aumentar a conscientização. Podemos ver diferentes campanhas do mês rosa em todos os lugares neste mês - então realmente tome uma posição e faça o que puder neste mês. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode ajudar neste mês:
Eduque-se
A primeira coisa que você pode fazer é educar-se sobre o assunto. Leia mais sobre o assunto e obtenha uma compreensão mais profunda de por que é um mês tão importante no assunto. Quando nos educarmos, também será mais fácil ter compreensão e compaixão. Certifique-se de ler as histórias de outras pessoas sobre como tem sido para elas ou compartilhe sua própria história para educar outras pessoas!
Apoio
Há tantas maneiras de você dar apoio neste mês - por exemplo, doar para uma das instituições de caridade e fundações para pesquisas futuras sobre o câncer de mama, mas também espalhando a palavra sobre o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama em suas diferentes redes sociais. Porque isso é realmente o que estamos tentando fazer este mês - aumentar a conscientização. Use a fita rosa este mês!
Portanto, vamos aproveitar este mês para continuar divulgando a conscientização sobre o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, faça o que puder e continue se educando sobre o assunto.